1. INTRODUÇÃO E ENQUADRAMENTO

O Plano Anual de Atividades configura o plano de ação e de organização pedagógica do Colégio para o ano letivo. Refletindo uma grande diversidade e multiplicidade de propostas, resultantes da dinâmica das diferentes estruturas pedagógicas do Colégio, procura descrever a sua identidade específica e contribuir para uma ação globalizante e integral do desenvolvimento das aprendizagens dos alunos.

O presente plano assume-se, pois, como um documento dinâmico e aberto, uma vez que a sua construção deve ser entendida em termos de atualização contínua em função das múltiplas variáveis de planeamento, organização e de concretização que o envolvem, permitindo integrar e/ou anular atividades, resultantes de uma reflexão orientada para o maior bem dos Alunos e aprovadas pela Direção. É, neste sentido, um documento aberto às sugestões e adaptações necessárias, em função das múltiplas circunstâncias.

 

2. OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS NA IMPLEMENTAÇÃO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

• Convergência para a educação integral do aluno.

• Promoção da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.

• Inserção da escola no meio (tecido social e cultural).

• Participação na promoção cultural e desportiva da região.

 

OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESPECÍFICOS INTERVENIENTES
Promover uma convergência de atividade para a educação integral do aluno.

- Cooperar na resolução dos problemas suscitados pela prática pedagógica.

- Discutir nos departamentos, objetivos, conteúdos e métodos de ensino/aprendizagem numa perspetiva de interdisciplinaridade.

- Promover a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.

- Conselho Pedagógico

- Departamentos

- Todos os professores

- Assistentes Educativos

Promover a Comunidade Educativa.

- Propor formas de atuação que tenham em conta a realidade sociocultural do meio.

- Manter bom ambiente de trabalho.

- Conselho Pedagógico

- Comissões de Festas

Dinamizar a Escola e as relações Escola/Meio. - Detetar preocupações educativas de caráter local, procurando as respetivas soluções em íntima relação da escola com o meio.

- Professores

- Clubes

- Academia de Música

 

3. REVISÃO E AVALIAÇÃO

Será feita uma monitorização do desenvolvimento das atividades junto dos responsáveis pela dinamização e concretização das ações desenvolvidas através de instrumentos próprios.

No final do ano letivo, será feita a avaliação do presente Plano Anual de Atividades pelos diferentes Departamentos Curriculares, pela Direção e posteriormente será refletida em Conselho Pedagógico e dada a conhecer a todos os Professores, em reunião geral, com base nos objetivos prosseguidos e em adequação com a melhoria da qualidade educativa e do sucesso escolar dos nossos alunos.

 

4. ATIVIDADES

4.1. Participação nas Olimpíadas da Matemática

Em novembro, o Colégio participará nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática organizada a nível nacional pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM). O 5.º ano participará nas Pré-Olimpíadas e os 6.º e 7.º anos na Categoria Júnior. A Categoria A será para os 8.º e 9.º anos e a Categoria B para os 10.º, 11.º e 12.º anos.

 

4.2. Concurso “Desafios das Ciências”

Realizar-se-á no mês de novembro, a edição do Concurso “Desafios da Ciência”, concurso organizado pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais.

Participam duas equipas (masculina/feminina) constituídas por dois alunos de cada ano, que serão desafiados a responder a perguntas de Matemática, Ciências e Físico-Química.

No final do jogo, de acordo com a pontuação obtida, sairá vencedora a equipa Masculina ou Feminina.

Figura 1 - Desafios da Ciência

 

4.3. Audições Finais de 1º Período

Audição de Classes (Instrumentos) - Pelas 18h e 19h, no Auditório do Colégio, no final do 1º Período realizam-se as audições de final do 1º trimestre.

Da responsabilidade do Departamento Artístico do Colégio Didálvi, as audições são momentos de palco para os jovens músicos da Academia de Música deste Colégio. Tempo de audições e avaliações, tempo também para os pais e alguns familiares poderem assistir à atuação dos seus filhos e acompanhar, assim, a sua evolução.

Figura 2 - Audições

 

4.4. Concurso de Presépios/Festa da Turma

Figura 3 - Presépio vencedor

Cada turma elaborará um presépio que será sujeito a uma avaliação feita com base em três parâmetros essenciais, sendo eles a mensagem; a criatividade e o valor artístico e será penalizado igualmente com base em três outros parâmetros, sendo eles desarrumação da sala; danificação das paredes e risco de perigo. Feita a avaliação dos mesmos por todos os professores, haverá uma turma vencedora em cada um dos ciclos de ensino.

A Festa de Turma decorrerá depois de elaborado o presépio. O diretor de turma deve acautelar as desigualdades na hora da troca de prendas, combinando previamente um valor máximo e mínimo para a mesma de forma a não suscitar situações melindrosas.

 

4.5. Festa de Natal

A organização da Celebração de Natal é responsabilidade do Departamento de Línguas e Humanidades, em acordo com as orientações do Padre Paulo Sérgio. Participam nesta atividade alguns clubes desportivos, as turmas do 12º ano (responsáveis pelo auto de Natal), a Orquestra Sinfónica do Colégio Didálvi e o Coro Didálvi.

Figura 4 - Celebração do Natal

 

4.6. Natal Pedagógico

Figura 5 - Atividades desportivas no Natal Pedagógico

Trata-se de um programa de férias desportivas, a realizar, no pavilhão de desportos e na Quinta Pedagógica d’ Alvarenga. Inclui: torneios de Ténis, de Futebol e de Voleibol, Clínicas de Dressage, de Saltos, de Patinagem Artística e de Golfe. Inclui ainda uma visita à Aldeia de Perlim.

O número de inscrições nos torneios é limitado e têm prioridade na inscrição os alunos do Colégio Didálvi, mas podem inscrever-se, desde que haja vaga, outros alunos e convidados.

Figura 6 - Quinta Pedagógica

 

4.7. Reunião Final de 1º Período de Pais / Encarregados de Educação

No final do 1º Período o Diretor de Turma atenderá individualmente todos os Encarregados de Educação para falar sobre a avaliação dos alunos.

 

4.8. Concerto de Ano Novo da Academia de Música

Esta atividade terá lugar em janeiro. É da responsabilidade do Departamento Artístico deste Colégio e nela participarão todos os alunos da Academia de Música do Colégio Didálvi (Orquestra Sinfónica e Coro Didálvi).

 

Figura 7 - Orquestra Sinfónica e Coro Didálvi

 

4.9. Concurso “Letras e Talentos”

Em fevereiro, todos os alunos reúnem no Pavilhão de Desportos para a Edição do “Letras e Talentos”, atividade que substitui o Carnaval no Colégio. O jogo acontece entre a equipa Norte, representada por alunos de todos os anos letivos de freguesias localizadas a norte do Colégio (verdes) e a equipa Sul, representada por alunos de freguesias localizadas a sul (vermelhos). Muitas perguntas, muitos jogos de palavras, jogos de conhecimentos e as novas tecnologias permitirão uma envolvência total dos alunos. No final sairá uma equipa vencedora: Norte ou Sul.

Figura 8 - Participantes do Letras e Talentos

Figura 9 - Assistência à atividade Letras e Talentos

 

4.10. Concurso de Declamação

Ainda em fevereiro, durante a tarde, os alunos reunem no auditório do Colégio para um grande momento em que o talento é o mestre de cerimónias: o Concurso de Declamação. Esta atividade é organizada pelo Departamento de Línguas e Ciências Humanas do Didálvi.

Os alunos que apresentem melhores capacidades de declamação irão representar o Colégio Didálvi no concurso concelhio.

 

Figura 10 - Participação concelhia dos alunos selecionados em 2016/2017

 

4.11. Participação no Concurso Canguru Matemático

A Associação Canguru sem Fronteiras é uma associação de caráter internacional que reúne personalidades do mundo da matemática de 55 países. O seu objetivo é promover a divulgação da matemática elementar por todos os meios ao seu alcance e, em particular, pela organização anual do Concurso Canguru Matemática sem Fronteiras, que terá lugar no mesmo dia em todos os países participantes (15 de março). Pretende-se, deste modo, estimular e motivar o maior número possível de alunos para a matemática e é um complemento a outras atividades, tais como olimpíadas. Em Portugal, a organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.

O Concurso "Canguru Matemático" contribui para a popularização e promoção da matemática nos jovens. O Concurso é para todos os alunos! Não existe uma seleção prévia.

O concurso consiste numa única prova: não existe nenhuma seleção prévia nem existe uma prova final. No Colégio Didálvi, a realização deste concurso é da responsabilidade do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais e serão realizadas as seguintes categorias: Escolar (5.º e 6.º anos de escolaridade), Benjamim (7.º e 8.º anos de escolaridade), Cadete (9.º ano de escolaridade), Júnior (10.º e 11.º anos de escolaridade) e Estudante (12.º ano de escolaridade).

 

4.12. Ciclo de Bandas

Em março, em colaboração com a Fundação da Caixa Agrícola do Noroeste, realizaremos a edição do Ciclo de Bandas de Música.

A organização desta atividade é da responsabilidade do Departamento Artístico deste Colégio e nela participarão: Orquestra da Academia de Música do Colégio Didálvi, Associação Musical de Vila Nova de Anha, Banda Nova de Barroselas e Banda Musical de Oliveira.

 

4.13. Audições Finais de 2º Período

Audição de Classes (Instrumentos) e Audição das Classes de Conjunto (Coro + Orquestra).

As audições são organizadas pelo Departamento Artístico do Colégio Didálvi no mês de março.

Figura 11 - Audição de Piano

 

4.14. Meeting de Atletismo

Na tarde do dia 22 de março realizar-se-á, no Pavilhão de Desportos / Campo de Futebol, a XVII edição do Meeting de Atletismo. Esta atividade será organizada pelo Departamento de Expressões deste Colégio.

 

4.15. Celebração Pascal

Em março, alunos professores e funcionários reunir-se-ão no Pavilhão de Desportos do Colégio. Cânticos, representações simbólicas e projeções dinamizarão a Celebração Pascal

A organização desta celebração decorrerá em articulação com os professores de Educação Moral e Religiosa Católica e os professores do Departamento Artístico do Colégio Didálvi.

 

Figura 12 - Celebração Pascal 2016/2017

Figura 13 - Participação na Celebração Pascal

 

4.16. Estágio Académico

Em março realizaremos o Estágio Académico. Um programa de receção/integração dos alunos candidatos, no próximo ano letivo, ao 1º ciclo e ao 5º ano de escolaridade.

A receção destes meninos terá lugar no Auditório do Colégio Didálvi com uma atuação da Academia de Ballet e da Academia de Música. Durante a manhã, os alunos terão ainda atividades no Pavilhão de Desportos, nos Laboratórios e nas Salas de Dança. Durante tarde realizarão uma visita à Quinta Pedagógica D’Alvarenga.

 

4.17. Páscoa Académica

Durante a pausa da Páscoa, o Colégio Didálvi receberá alunos para ocupação de tempos livres e alunos para reforço nas diversas disciplinas de exame.

Os alunos poderão usufruir de um programa de férias desportivas, no pavilhão de desportos e na Quinta Pedagógica d’ Alvarenga. Inclui: torneios de Ténis, de Futebol e de Voleibol, Clínicas de Dressage, de Saltos, de Patinagem Artística e de Golfe. O número de inscrições nos torneios é limitado e têm prioridade na inscrição os alunos do Colégio Didálvi, mas podem inscrever-se, desde que haja vaga, outros alunos e convidados.

Estas atividades inserem-se num programa levado a cabo pelo Colégio Didálvi durante as férias do Natal, Páscoa e Verão com o objetivo de proporcionar aos seus alunos momentos de diversão e aprendizagem, em alturas em que os seus encarregados de educação não estão, ainda, de férias.

 

Figura 14 - Alunos participantes na Páscoa Académica - Ténis

4.18. Celebração do Dia do Colégio

No dia 6 de abril, o Didálvi celebra o dia do Colégio.

O dia iniciará com uma ação de formação.

Haverá depois uma reunião com toda a comunidade educativa no Auditório do Colégio, seguindo-se a habitual fotografia de grupo.

Por último, a celebração deste dia culminará com um almoço / convívio animado pelos professores do Ensino Artístico Especializado da Música.

Figura 15 - Dia do Colégio

4.19. Didalvigímnica

Esta atividade conta com várias apresentações gímnicas e de dança: Dança 6º ano, Dança 3º Ciclo e Secundário, Clubes de Patinagem Artística, Ballet, Danças Urbanas, Acrobática e Trampolim.

Figura 16 - Execução de número acrobático

Figura 17 - Alunos em Dança - 6º ano

 

4.20. Festa das Flores

- Pedipaper

Figura 18 - Pedipaper 2017

Para comemorar a “Festa das Flores”, os alunos realizarão um peddy-paper até à Quinta Pedagógica D’Alvarenga.

- Lanche Biológico

Figura 19 - Participantes do lanche biológico 2017

Depois da caminhada seguir-se-á o já habitual lanche biológico (pão com mel e chá) que decorrerá ainda na Quinta Pedagógica D’Alvarenga.

 

4.21. Participação nas Olimpíadas da Astronomia

O Colégio participará nas Olimpíadas de Astronomia organizada a nível nacional pela Sociedade Portuguesa de Astronomia.

O Colégio Didálvi tem sido apurado para asa finais nacionais.

 

4.22. Espetáculo “Escola, Arte e Vida”

O Colégio Didálvi realizará o espetáculo “Escola, Arte e Vida”, com cerca de 500 alunos em palco.

O espetáculo decorrerá no Palco Principal do Colégio, entre as 21h00m e as 23.00h,e o tema será definido oportunamente.

Esta atividade é destinada a toda a comunidade escolar e nela participarão a Orquestra Sinfónica do Colégio Didálvi, o Coro do Colégio, a Escola de Ballet Clássico, o Clube de Danças Urbanas, o Clube de Acrobática e Trampolim, o Clube de Patinagem Artística, a Dança (6º ano / 3º Ciclo e Secundário).

Figura 20 - Alunos apresentando uma coreografia

Figura 21 - Escola Arte e Vida - Atuação da Orquestra Sinfónica e Coro Didálvi

Figura 22 - Escola Arte e Vida - Atuação do Clube de Danças Urbanas

 

4.23. Concurso Musical “Estrelas do Didálvi”

Esta atividade premeia os alunos com capacidades artístico-vocais especiais e a sua organização é da responsabilidade do Departamento Artístico do Colégio.

Este ano, e como vem sendo hábito, haverá uma pré-eliminatória, que se realizará aquando do Concurso de Declamação, onde serão selecionados os três alunos que participarão na final. Esta final realizar-se-á durante a Mostra Pedagógica “Escola, Arte e Vida”, saindo de entre os três finalistas um único vencedor.

Figura 23 - Vencedor

 

4.24. Espetáculo “Didálvi, Arte e Vida” | Teatro Gil Vicente em Barcelos

"Didálvi, Arte e Vida" é uma saudação à comunidade barcelense.

A parceria entre a Fundação da Caixa Agrícola do Noroeste e o Colégio Didálvi vestirá o Teatro Gil Vicente, em Barcelos; com uma mostra pedagógica que promoverá a riqueza da juventude, a arte, a beleza, a alegria de viver, o gosto pelo trabalho, a solidariedade e a glória de lutar por ideais.

Este espetáculo realizar-se-á no Theatro Gil Vicente em Barcelos, no dia 18 de maio, pelas 21.30 horas. Contará com a presença da Orquestra Sinfónica do Colégio Didálvi, da Escola de Ballet Clássico e da Academia Gimnoarte.

 

4.25. Didalvíadas

Em junho realizaremos as Didalvíadas – Festa da Vida, da Educação e da Juventude.

 

- Percurso Cultural e Piquenique da Turma

Todos os alunos efetuarão uma marcha de 4 km com intervenção pedagógico-ambiental até à Quinta Pedagógica, onde se reunirão para uma partilha de farnéis, realizando um piquenique e preparando-se para a Festa das Famílias.

 

- Sessão Solene / Jantar e Baile de Gala

 

Do programa constará:

18.00h – Receção às entidades oficiais e convidados.

Exibição da Fanfarra Estudantil do Colégio Didálvi.

Figura 24 - Fanfarra Estudantil

 

18.30h – Visita das entidades e convidados à exposição do Projeto Educativo do Colégio Didálvi, com a participação dos alunos da Academia de Música.

Figura 25 - Quinteto de Músicos do Colégio

 

19.00h – Sessão Solene comemorativa do aniversário do Colégio Didálvi e encerramento do ano letivo, com a participação da Orquestra do Colégio Didálvi.

 

Figura 26 - Sessão Solene

 

20.30h – Jantar de Gala e Baile de Finalistas.

Figura 27 - Corte do bolo pelos finalistas

Figura 28 - Finalistas

 

- Festa das Famílias

Encerrando as comemorações, realizar-se-á um encontro de alunos, professores, encarregados de educação, funcionários e família, na Quinta Pedagógica D’Alvarenga: a Festa das Famílias.

Durante a tarde, alunos e familiares serão brindados com várias apresentações da responsabilidade dos clubes do Colégio: Clube de Danças Urbanas, Escola de Ballet Clássico, Patinagem Artística, Clube de Acrobática e Trampolim, Futebol, Ténis, Esgrima, Golfe, Multiatividades de Ar Livre e Equitação. Primeiro, um desfile e, depois, as várias atuações.

Figura 29 - Atuação do clube de Hipismo

 

4.26. Audições Finais de 3º Período / Recitais 5º grau

Audição das Classes de Conjunto (Coro + Orquestra), integrada na Sessão Solene.

Audição de Classes (Instrumentos), no Auditório do Colégio.

Recitais (Alunos 5º grau), em junho, pelas 19h, no Auditório do Colégio.

As audições são organizadas pelo Departamento Artístico do Colégio Didálvi.

Figura 30 - Audição de Violoncelo

 

4.27. Escola de Verão

Em julho decorrerá a Escola de Verão.

À semelhança das atividades Natal Pedagógico e Páscoa Académica trata-se de um programa de férias desportivas a realizar no pavilhão de desportos e na Quinta Pedagógica d’ Alvarenga que inclui: torneios de Ténis, de Futebol e de Voleibol, Clínicas de Dressage, de Saltos, de Patinagem Artística e de Golfe.

 

4.28. Visitas de Estudo

Estão programadas as seguintes visitas de estudo:

• Aldeia de Perlim, em Santa Maria da Feira, destinada as alunos inscritos no Natal Pedagógico.

• Porto Romântico, no Porto, destinada aos alunos do ensino secundário do Curso de Línguas e Humanidades.

• Casa de Camilo, em S. Miguel de Seide, destinada aos alunos do 10º e 11º anos do Curso de Línguas e Humanidades.

• Gruta da Moeda e Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios, em Ourém, destinada aos alunos do 10º ano do Curso de Ciências e Tecnologias.

 

INDICE

1. INTRODUÇÃO E ENQUADRAMENTO

2. OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS NA IMPLEMENTAÇÃO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

3. REVISÃO E AVALIAÇÃO

4. ATIVIDADES

4.1. Participação nas Olimpíadas da Matemática

4.2. Concurso “Desafios das Ciências”

4.3. Audições Finais de 1º Período

4.4. Concurso de Presépios / Festa da Turma

4.5. Festa de Natal

4.6. Natal Pedagógico

4.7. Reunião Final de 1º Período de Pais / Encarregados de Educação

4.8. Concerto de Ano Novo da Academia de Música

4.9. Concurso “Letras e Talentos”

4.10 .Concurso de Declamação

4.11. Participação no Concurso Canguru Matemático

4.12. Ciclo de Bandas

4.13. Audições Finais de 2º Período

4.14. Meeting de Atletismo

4.15. Celebração Pascal

4.16. Participação da Academia de Música na Apresentação do Livro “Via Crucis” em Gilmonde

4.17. Estágio Académico

4.18. Páscoa Académica

4.19. Celebração do Dia do Colégio

4.20. Didalvigímnica

4.21. Festa das Flores

- Pedipaper

- Lanche Biológico

4.22. Participação nas Olimpíadas da Astronomia

4.23. Espetáculo “Escola, Arte e Vida”

4.24. Concurso Musical “Estrelas do Didálvi”

4.25. Espetáculo “Didálvi, Arte e Vida” | Teatro Gil Vicente em Barcelos

4.26. Didalvíadas

- Percurso Cultural e Piquenique da Turma

- Sessão Solene / Baile de Gala

- Festa das Famílias

4.27. Audições Finais de 3º Período / Recitais 5º grau

4.28. Escola de Verão

4.29. Visitas de Estudo