O Direito Natural e Civilizacional consagra o pluralismo das sociedades, permitindo que as pessoas e as instituições assumam e definam a sua identidade, a sua VISÃO, MISSÃO e VALORES, o seu IDEÁRIO EDUCATIVO. O Ideário apresenta um conjunto de princípios que deve orientar a vida e o ideal educativo do Colégio Didálvi, na hora de elaborar projetos, estabelecer prioridades, definir objetivos, fixar metas e adquirir os meios necessários para concretizar os seus compromissos educativos. Os princípios estabelecidos no Ideário do Colégio Didálvi são a referência caracterizadora de onde dimana o PROJETO EDUCATIVO.

Mais que ensinar, preocupamo-nos em educar. Promovemos a educação integral dos alunos, orientada por valores para que se sintam realizados e felizes.

Pretendemos o desenvolvimento integral da pessoa humana. Um Colégio com horizonte referencial, com liderança e com estabilidade.

Um colégio que estimula o crescimento dos seus alunos, a estruturação da sua personalidade e a assunção de valores.

 

1- COLÉGIO DIDÁLVI UMA ESCOLA ATRATIVA E APETECÍVEL.

Todos os alunos são excecionais em alguma coisa. A escola deve ter a pluralidade de opções necessária para estimular os talentos de cada um dos seus alunos, para que estes desejem a escola e nela se realizem e sejam felizes. Educação personalizada e pluridimencional.

 

2 - UM COLÉGIO NA NATUREZA ONDE SE APRENDE COM A NATUREZA.

Privilegiamos a pedagogia ativa, a pluridimensionalidade, a interação comunitária e o método experimental verificáveis no contacto com a natureza. A Quinta Pedagógica e o melhor livro, o melhor laboratório, e a melhor sala de aula.

 

3 - NO COLÉGIO DIDALVI OS ALUNOS SENTEM O PRAZER DE DESCOBRIR A SOLUÇÃO, O CONHECIMENTO. OS ALUNOS SÃO PROTAGONISTAS DA SUA PRÓPRIA APRENDIZAGEM.

3.1 - Aprender a descobrir, a aprender.

3.2 - O curricular, o curricular não disciplinar e o complemento curricular desenvolvem-se em unidade de processo educativo. Assumimos o lúdico e a festa como motivação para o sucesso.

3.3 - Promovemos a educação integral dos alunos, orientada por valores para que se realizem e sejam felizes.

3.3.1 - No plano pessoal:

3.3.1.1 - Responsabilidade em todas as suas ações.

3.3.1.2 - Maturidade, estabilidade mental e afetiva, capacidade de tomar decisões, consciência das próprias limitações e espírito crítico construtivo.

3.3.1.3 - Constância e firmeza no trabalho sem se deixar deprimir pelos fracassos.

3.3.1.4 - Compreensão da comunidade em que se insere, seus objetivos, meios e realidades.

3.3.1.5 - Capacidade de estima e admiração perante o mistério da criação e da existência humana.

3.3.1.6 - Descobrir a importância do autodomínio, do valor do trabalho, a glória de lutar por ideais.

3.3.1.7 - O Colégio Didálvi enriquecerá os alunos com as competências e capacidades básicas e os instrumentos necessários para realizarem o seu ideal pessoal.

3.3.1.8 - O Colégio ajudará os alunos a adquirirem um conjunto diversificado e sólido de conhecimentos gerais e específicos que lhes permitam realizar-se como pessoas e como cidadãos úteis,responsáveis e comprometidos.

3.3.1.9 - O aluno será incentivado a cultivar o exercício de memória , a desenvolver a inteligência, a adquirir capacidade de síntese , a estimular a reflexão, a formular juízos críticos, a interessar-se por hábitos de pesquisa e investigação, a exercitar a imaginação e a produção criadora.

3.3.1.10 - O Colégio Didalvi proporcionará ao aluno a aquisição de conhecimentos sólidos no âmbito das ciências físicas, naturais e humanas, da história, da arte, das tecnologias, das línguas, assim como a capacidade de confrontação e investigação.

3.3.1.11 - Atento ao futuro, a globalização, aos sinais dos tempos, o Colégio Didalvi antecipa a preparação dos jovens para os novos tempos, para o futuro, com inovação e vanguarda tecnológica ao serviço da educação.

3.3.1.11 - Respondendo à pluridimensionalidade de talentos verificáveis nos alunos, o Colégio Didálvi proporcionará a todos os alunos a possibilidade de ensino artístico especializado. A música e a dança, comprovadamente, são fundamentais no equilíbrio pessoal e na estruturação da personalidade dos jovens.

3.3.2 - No plano social:

3.3.2.1 - Viver em sociedade e com solidariedade.

3.3.2.2 - Ser uma pessoa que se relaciona em atitude de serviço e amizade.

3.3.2.3 - Integrar-se na sociedade e participar no seu progresso.

3.3.2.4 - Abertura ao futuro, a inovação e participação ativa no bem comum.

3.3.3 - No plano religioso.

3.3.3.1 - Proporcionar aos alunos, a nível de vivência e de instrução, a aprendizagem do sentido da vida, nos seus aspetos temporal e transcendental, que os ajude na relação pessoal com Deus e com os outros.

 

4 - PAIS, PROFESSORES E EDUCADORES FELIZES, CONSCIENTES QUE A SUA MISSÃO É AJUDAR OS ALUNOS A DESCOBRIR QUE SÃO CAPAZES DE VOAR.

4.1 - Identificação com o Ideário e com o projeto educativo do Colégio Didálvi.

4.2 - Os educadores vivem os valores que pretendem transmitir aos seus alunos e cumprem os programas, objetivos e metas propostos.

 

5 - COLÉGIO DIDÁLVI UMA COMUNIDADE EDUCATIVA.

5.1 - Alunos, pais e educadores, com as funções e responsabilidades específicas de cada um, constituem a Comunidade Educativa Didálvi.

5.2 - Uma comunidade que pautará a sua ação por critérios assumidos de trabalho, segurança, disciplina, rigor, qualidade, exigência, realização pessoal, satisfação e sucesso.

 

"O QUERER E O TRABALHO TRANSFORMAM O SONHO EM REALIDADE."

O fundador e Diretor
João Alvarenga